Camping – Comece a acampar já!

  Estressado com o cotidiano? Cansado dos mesmos programas de final de semana? Quer sair um pouco da rotina? Que tal um CAMPING?!?

Se pra começar a trilhar praticamente qualquer um pode, quem dirá sobre acampar.

  Acampar não é só para aqueles pra lá de aventureiros como muitos pensam por aí. Na verdade hoje em dia acampar se tornou muito mais fácil do que você pode pensar. Bom, primeiro vamos falar rapidamente sobre os diferentes tipos de camping e depois disso daremos algumas dicas para os iniciantes e aventureiros de plantão.

 

Acampamento Organizado

 Nesse camping é digamos… Como dormir no quintal de casa. Ele possui infraestrutura, ou seja, água encanada e locais apropriados como: Banheiros, pias, chuveiros, bancos etc. Alguns possuem até mesmo área de lazer com direito a quadra, piscina, redes e afins. Tudo depende do local ao qual você escolherá para acampar. Muitas pousadas e sítios perto de trilhas, praias e cachoeiras oferecem esse serviço. Já estive em alguns e vi que a maioria depende bem da cultura local, é uma boa opção pra quando se quer/precisa de mais conforto.

  É uma boa pedida para quem deseja começar a acampar, mas não é uma regra.

Acampamento Selvagem

 Esse é o tipo de camping que a grande maioria pensa… Então, neste tipo de acampamento são locais sem infraestrutura. Isso mesmo, sem água encanada, sem vigia, sem banheiros próprios e tudo mais que um camping organizado pode oferecer. Alguns entortam o nariz para esse tipo de acampamento, mas na minha sincera opinião, este é o que mais me agrada. Nele a pessoa está mais aberta, a sintonia com a natureza e a paz que ela proporciona é incomparável, quando você e a mãe natureza tornarem-se amantes conseguirá entender melhor o que quero dizer.

Bivaque (Bivouac)

 Bivaque, Bivak, Bivouac ou  Beiwache não importa em que idioma se fala, bivaque nada mais é do que ESTACIONAR EM ABRIGOS NATURAIS nessa técnica a pessoa acampa reduzindo ao máximo à agressão ao meio ambiente ao mesmo tempo em que  tenta ter o máximo de conforto possível. Bivaque é dormir “a céu aberto”, é ter a natureza como sua casa, nesse tipo de acampamento não se dispõe de equipamentos como barraca, por exemplo, geralmente são usadas redes, lonas ou saco de dormir, esses são os “abrigos construídos” ou opta-se por cavernas, pedras, árvores, que aí sim, esses são os abrigos naturais. Tudo vai depender dos recursos do local. Bivacar é bem legal, já fiz bivaque algumas vezes, acho muito interessante e criativo, nos dá uma forma diferente de ver as coisas e de resolvê-las.

Então, agora que você sabe um pouquinho mais sobre formas de acampar, vamos a algumas dicas:

 

  • Escolha o local.

 

 

 Não importa o tipo de acampamento que você irá fazer, primeiro se informe se é permitido, como funciona, as regras, os horários, a quantidade de pessoas, a infraestrutura, ou se possuí fonte d’água (acampamento selvagem) e tudo o mais que você precisa saber sobre o local em que irá montar acampamento.

 

 

  • Fique de olho no clima.

 

 

 Não adianta nada você ir acampar na praia pra curtir o sol e mar se vai cair um temporal né?! Então dê uma olhada no clima ao decorrer dos dias… Esteja atento, e previna-se.  Atenção a climatologia!

 

 

  • Programe-se.

 

 

 Se você vai acampar creio eu que seja pra curtir o local, diminuir o estresse, ter novas experiências… Então se programe para isto. Se você vai precisar sair correndo ou deixar trabalho acumulado que sabe que não dará tempo de terminar no prazo, por favor, pelo seu bem adiante um pouco ou resolva antes, não crie mais estresse e problemas pra si. Esteja livre para apreciar e curtir o seu camping da melhor forma possível.

 

 

  • Faça uma lista do que irá precisar.

 

 

 Não precisa levar a casa, deixe a casa em casa haha. Leve o que realmente será necessário. Se você vai para um camping organizado levará menos coisas do que se for fazer um camping selvagem. A quantidade de dias irá determinar o quanto de suplementos você deve levar, as roupas e tudo mais.

Eu digo o necessário, somente o necessário, por isso é que essa vida eu vivo em paz :8)

 

 

  • Cuidado com os animais.

 

 

 E com respeito a animais me refiro também aos todos os insetos… Animais tem o olfato muito apurado e em sua maioria são bem curiosos. Tome cuidado principalmente com a comida e sua armazenagem.

 

 

  • Comida.

 

 

 Já que a dica nº 5 fala sobre comida, vamos  a mais detalhes sobre nossa fonte de energia. Como esse assunto é uma das partes que e que a pessoa mais pensa e por diversas vezes não sabe o que levar ao certo, vou falar um pouco mais sobre isto.

 

 A quantidade vai depender de quanto você come e de quantos dias ficará acampado. Primeiramente, você não terá geladeira para armazenar seus mantimentos então evite alimentos perecíveis, a não ser que vá utilizados no tempo devido, aconselho uma bolsa térmica para ajudar a conservá-los melhor.  

 

 Alimentos lisoficados, o queridinho miojo, frutas, biscoitos e sucos de pozinho são fácies de fazer e claro, levar. Como dito anteriormente tudo depende dos dias, seu organismo e o  local que irá acampar.

 

Em outro post falaremos melhor sobre comidas no camping. Fiquem ligados e dêem sua opinião

 

 

  • Relaxe.

 

 

 Aprecie a natureza, esteja ligado a ela e ao seu próprio eu. Faça com que o camping seja um lugar de paz, alegria, onde os problemas são resolvidos com calma, onde você não precisa de pressa, apenas curta o que realmente você foi buscar. Sua experiência deve ser algo natural, não forçado. Então liberte-se e aproveite o que esse momento pode lhe proporcionar.

 

 

  • Equipamento

 

 

 Praticamente tudo depende de onde e como irá acampar. Entretanto alguns equipamentos são essenciais: Mochila, lanterna, botas ou tênis apropriados, roupas (na quantidade certa, não leve o guarda-roupas!), utensílios para alimentação, barraca (dividida, alugada ou própria). Pense bem antes de entupir a mochila, além do peso que terá que carregar, cuidado para não perder suas coisas.

 

 

  • Higiene

 

 

 Leve seus produtos de higiene pessoal: Creme dental, escova, sabonete, shampoo, creme e o que você irá precisar… Aconselho que seja preferencialmente de origem vegetal, pois além de não agredir o meio ambiente como os produtos industrializados, seus agentes são mais concentrados e de melhor absorção.

 

 

  • Conscientização

 

 

 E por último, mas a mais importante regra para acampar, seja consciente! Respeite a natureza, assim como as outras pessoas que partilharão do ambiente onde você estará (infelizmente vejo muitas pessoas e principalmente os modinhas, não se respeitarem, além de degradar o meio ambiente com seus atos impensados, atitudes desprovidas de inteligência e egoísmo).

 

Para fechar o post…

Espero que tenham gostado e que as dicas possam ajudar.  

 

Não importa como os outros fazem, faça o seu melhor e seja a diferença.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *