Doomsday preppers: Preparados para o fim – Seu guia de sobrevivência

Já faz algumas décadas que filmes e séries em Hollywood têm retratado cenários apocalípticos e modos de sobrevivência em um ambiente assim. Com o terrorismo crescente, a instabilidade da natureza, provocada por ações humanas inconsequentes, e a tensão política decorrente de ditaduras e diferenças ideológicas, a preocupação em torno de um possível desastre global tem aumentado, e o assunto se torna cada vez mais importante.

A criação das armas nucleares e a tensão que se seguiu durante a Guerra Fria foram os grandes responsáveis pela disseminação do chamado Sobrevivencialismo. Com a detonação das bombas nucleares em Hiroshima e Nagasaki, o mundo presenciou o que poderia representar o fim dos tempos, e a corrida armamentista entre os Estados Unidos e a União Soviética trouxe à tona uma preocupação global, e não apenas em relação aos países que se envolveram nas grandes guerras.

A ideia do Sobrevivencialismo é a de que o indivíduo esteja pronto para lidar com qualquer tipo de emergência, sendo assaltos, violência, catástrofes naturais, crises econômicas e sociais, e até mesmo eventos que temos hoje como “improváveis”, como o apocalipse zumbi e invasões alienígenas. Com pouca força no Brasil (mas continuamente crescendo), o movimento tem grande presença nos Estados Unidos e em países como Alemanha e Reino Unido, França e Rússia.

O Sobrevivencialismo é bastante forte nos Estados Unidos, país que estimulou essa prática desde a Guerra Fria, educando a população a construir abrigos e a saber se proteger diante de uma situação de ataque nuclear. O filme de defesa civil “Duck and Cover” (Se abaixe e se proteja, em tradução livre), criado em 1952 é um exemplo de como o governo já incentivava a atenção da população para o assunto desde aquela época.

Mas não é só o governo que tem papel na disseminação do Sobrevivencialismo. O entretenimento também é famoso por produzir importantes obras que abordam o assunto, sendo uma delas o reality show Doomsday Preppers ou Preparados Para o Fim, do canal National Geographic. Criado em 2012, o programa teve 4 temporadas com 54 episódios, tendo sido finalizado em 2014.

Preparados Para o Fim mostra casos reais de famílias ou indivíduos sobrevivencialistas nos Estados Unidos, mostrando suas motivações para fazer parte do movimento, suas estratégias e abrigos. A cada caso, uma equipe de especialistas analisa a qualidade da preparação das famílias ou pessoas, concluindo se elas sobreviveriam ou não no cenário apocalíptico em que acreditam ser o mais próximo. A equipe também oferece recomendações de melhoria para cada caso.

O programa pode ter acabado em 2014, mas o site da National Geographic continua com sua sessão de Preparados para o Fim, com dicas de estratégias, sugestões e artigos contando experiências pessoais de vários sobrevivencialistas. A página tem dicas sobre armazenamento de água, plantação do próprio alimento, construções de abrigos seguros, mapeamentos de possíveis desastres, testes e simuladores.

Ainda que visto com desconfiança por muitos, o Sobrevivencialismo se torna mais relevante a cada dia. O cenário político mundial está frágil, com a Coreia do Norte, em seu regime fechado, testando mísseis e ameaçando uma guerra contra os Estados Unidos, e este, com o governo de Donald Trump representando uma ameaça à política aberta do país. Ataques terroristas estão cada vez mais constantes, com a Europa sendo um alvo recente, e crises financeiras atingindo vários países a todo momento.

Tendo isso em vista, estar preparado para um colapso global decorrente de guerras ou catástrofes naturais, crises econômicas ou sociais, é apenas lógico. Ser adepto do Sobrevivencialismo é muito mais do que se preparar contra o apocalipse zumbi ou uma invasão alienígena, como muitos pensam. Ser um sobrevivencialista é analisar o cenário global em todas as esferas e estar preparado para a catástrofe mais provável.

Preparados para o Fim é um programa muito útil, ao apresentar vários pontos de vista sobre o que marcaria a destruição do planeta, e ao ensinar vários meios de defesa e sobrevivência.

Se você tem dúvidas sobre como armazenar suprimentos, gerar sua própria fonte de água, alimentos e energia, lidar com ferramentas e armas, e garantir sua proteção e defesa, Doomsday Preppers: Preparados para o Fim é a escolha certa. São 54 de episódios de entretenimento e educação sobre o Sobrevivencialismo, apresentando o movimento como um estilo de vida. Pronto para dar o play?

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *